Fórum portal Bombeiros.pt
06 de Setembro de 2010, 12:15:58 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Eventos a ter lugar brevemente

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1]
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: perseguiçao a ambulancias  (Lida 926 vezes)
DEVISE
estagiario
*

Ver Perfil
« em: 18 de Janeiro de 2010, 00:19:29 »

boas noite caros colegas. eu sou motorista aqui na minha corporaçao e aqui a uns dias atraz tava de serviço e fui acionado para uma saida pelo codu. tratava-se de uma vitima com dispeneia e ja com cianoze. no local eu e o meu colega k era tripulante(tas) conseguimos estabilizr a vitima, por ordem do codu transportamos para a unidade de saude mais proxima. no caminho fui seguido por uma viatura civil ate ao hospital, la o sujeito identifica-se como um agente da bt do porto, identificaçao essa k e falsa. ele e um ex agente da brigada fiscal k ja esta reformado. entao esse sujeito sem falar com ninguem vem-me xatear a cabeça e a dizer k a situaçao nao justificva eu vir a assinalar a marcha de urgencia. afinal nos agora tambem ja temos de tar sujeitos a estas cenas de pessoa k para mim nao passam de uns furstrados da sociedade. sera k temos algue k nos saiba defender numa situaçao destas e de punir estas pessoas. ou sera k esse senhor ainda tera a razao?

sinceramente cada vex fico mais desiludido com tudo isto. nos bombeiros so somos bons e somos tratados como gente quando precizam de nos.

abraço a todos os camaradas bombeiros.
Denunciar ao Moderador   Registado
a.pedro
estagiario
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2010, 01:49:02 »

o teu comandante teve conhecimento dessa situação?

tens a identificação desse ex bt?

penso que tem que ser o teu comandante a dar o 1º passo, melhor deve???

resta saber se te deves chatear com isso? pois pode vir a trazer-te problemas.....
R_Almeida
Bombeiro de 1ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2010, 17:53:58 »

Antes demais o utilizador DEVISE que escreva em Português, pois caso contrário é difícil compreender a sua mensagem.

Quanto ao caso referido, que me parece uma maluqueira, pois se não era necessário assinalar a marcha de urgência, não se percebe porque é que o Sr. num veículo descaracterizado veio acompanhar a ambulância, só tem que manter a calma e não entrar na discussão que esses individuos pretendem e responder que está a agir em conformidade com as ordens superiores, e mais eclarecimentos devem ser solicitados por escrito ao comando do CB.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 16:04:04 por R_Almeida » Denunciar ao Moderador   Registado
DEVISE
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2010, 18:27:28 »

caro amigo pedro claro que comandante teve conhecimento da situaçao, é uma situaçao que acho  que nao devia ser ocultada, esse sujeito que se fez passar por um agente de bt nem sequer o é. agora eu pergunto nos bombeiros devemos tar sujeitos a estes tipos de situaçoes. ter problemas graves como assim? ele quanto a minha maneira de ver e que agiu mal porque ele nem sequer pode fazer o que fiz que foi seguir uma ambulancia.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 18:32:20 por DEVISE » Denunciar ao Moderador   Registado
DEVISE
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2010, 18:31:50 »

Antes demais o utilizador DEVISE que escreva em Português, pois caso contrário é difícil compreender a sua mensagem.

Quanto ao caso referido, que me parece uma maluqueira, pois se não era necessário assinalar a marcha de urgência, não se percebe porque é que o Sr. num veículo descaracterizado veio acompanhar a ambulância, só tem que manter a calma e não entrar na discussão que esses individuos pretendem e responder que está a agir em conformidade com as orden superiore e mais eclarecimentos devem ser solicitdos por escrito ao comando do CB.

caro colega achas mesmo que parece uma maluqueira, e quanto ao assinalar a marcha achas que uma situaçao de um doente com dispeneia com cianose nas extremidades com saturaçoes de 79% nao é urgente. quer dizer secalhar nos bombeiros agora devemos aturar paranoias de ex brigadas fiscais a tentarem-nos da uma roda de encompetentes. secalhar so a nivel nacional nos fossemos mais unidos esses sujeitos nao faziam cenas destas nem nos perdiam o respeito. abraço
Sergio Cipriano
Administrator
Sub-Chefe

Quando recuo, é para tomar balanço...

scipriano@bombeiros.pt
Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2010, 21:03:36 »

Devise, a protecção/defesa dos bombeiros deve começar por ser interna, se o teu comando teve conhecimento e não fez nada, é grave...

Um abraço,

Sérgio Cipriano
Administrador - Bombeiros.pt
E-Mail: scipriano@bombeiros.pt
DEVISE
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2010, 01:17:23 »

Devise, a protecção/defesa dos bombeiros deve começar por ser interna, se o teu comando teve conhecimento e não fez nada, é grave...

colega Sergio o meu comandante diz que nao ha nessessidade de nos chatera-mos com situaqçoes como esta, o que me revolta porque se cada vez que estas situaçoes acontecessem os comandantes e quem de direito nos defende tomassem medidas de certeza que isto ja nao acontecia, mas nao preferem deixar passar em branco. isto tudo é que revolta. mas enfim vamos ver o que vai dar.
abraço
R_Almeida
Bombeiro de 1ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #7 em: 20 de Janeiro de 2010, 16:09:02 »

colega Sergio o meu comandante diz que nao ha nessessidade de nos chatera-mos com situaqçoes como esta
No fundo acabo por concordar, iría só ser dar demasiada importância a um maníaco qualquer.

o que me revolta porque se cada vez que estas situaçoes acontecessem os comandantes e quem de direito nos defende tomassem medidas de certeza que isto ja nao acontecia, mas nao preferem deixar passar em branco
Também não vejo muito o que é que se pode fazer, porque no fundo esse ex-GNR nada fez, apenas umas isinuações umas frases soltas e nada mais.
Como eu lhe disse mais acima a melhor atitude para esses indivíduos, somos nós a resolver de imediato respondendo com um simples "estou a agir em conformidade com ordens superiores, mais esclarecimentos solicite por escrito ao comando do CB" que isso desarma sempre estes maníacos porque depoi não representam nenhuma entidade que possa solicitar esclarecimentos.
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #8 em: 06 de Abril de 2010, 18:43:26 »

A tudo o que foi dito eu apenas acrescento algumas achegas, 1º o "Suposto agente da aurotidade" tem de se identificar, bater continência "sim caso não saibas temos direitos de sargento perante a GNR, e como tal o direito a continência". De seguida deixa-lo falar o que ele tiver para dizer e tal como disse o R.Almeida, indicar-lhe que apenas cumprimos ordens superiores e que deve solicitar esclarecimentos ao Comando do CB, a isso e caso a coisa fique mesmo "azeda", solicitar a identificação completa, no caso de GNR "Nome, Patente, Numero de Identificação Militar, e Destacamento onde se encontra em serviço), na maioria dos casos Sub-Descatamento, caso seja PSP: Nome, Posto, numero de identificação, e esquadra onde se encontra destacado. Por lei são obrigados a fornecer esta informação.

Mais do que isto além de como obvio dar conhecimento ao Comando do teu CB, solicitar junto do hospital um comprovatido de que o transportado era um doente urgente. Assim ficas salvaguardado, pois só podes utilizar legalmente a sinalização de marcha de urgência em casos urgentes.
Nunca discutas com a autoridade, se for uma urgência e te quizerem complicar muito, limita-te a dizer que as consequências pelo tempo que estás a perder "caso seja durante o transporte", poderão ser imputadas ao agente. e anota a hora a que foste interpelado e a hora a que retomas-te a marcha.

As autoridades raramente querem complicar a vida aos bombeiros, ainda por cima numa emergência.... É uma responsabilidade muito grande.

Posso dizer-te que já fiz varios transportes de doentes urgentes acompanhado da autoridade, que fui tratado cordialmente e tratei cordialmente de volta, nunca tive chatice alguma, até cheguei a ter ajuda da autoridade nalgumas situações.

Esse dito "agente", provavelmente é um paranoico qualquer sem importancia. Deste conhecimento ao Comando do teu CB, fizeste muito bem, passas-te a bola, agora deixa rolar.

P.S. Cumpre a lei e nunca te esqueças que a marcha de emergência não faz o carro ter asas, "super-travões", direito de desrespeitar todas as normas de transito e colocar em perigo a vida de terceiros, nem tão pouco ficar "superior à lei".

Resta-me desejar-te uma continuação de bom trabalho, e boa condução... Com calma... Pois mais vale um minuto de atrazo do que nunca chegar... Os "herois" já estão todos juntos.... a tomar café no outro mundo! Wink

Cumprir para além do Dever.
DEVISE
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #9 em: 05 de Junho de 2010, 23:57:40 »

caro colega asantos obrigado pelo teu esclarecimento. eu ate esse dia nunca tive qualquer problema com a auturidade fosse ela gnr ou psp como desde ai continuaei a fazer o meu trabalho na mesma como ate ter cruzado com esse senhor k se fezpassar por um soposto agente sem ter problema com ninguem. inclusive fui detectado no radar com excesso de velcidade no trajeto entre  a casa do doente e a  unidade local de saude e naohouve qualquer problema, simplesmente enviamos a fotocopia do verbete de inem junto com uma exposiçao e os dados do condutor para arquivar e justificar a fotografia.
enfim temos de tar sujeitos  a ter de aturar alguns paranoicos que andam por ai a solta. Wink

abraço Sorridente
ladder-49
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2010, 12:54:34 »

Caros companheiros,

Para ser sincero à medida que o tempo passa fico desiludido com tudo isto, cada vez a mais descontentamento por parte dos bombeiros ...

Comprimentos,   
carlos
estagiario
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2010, 13:51:35 »

caros colegas

não sei mas será que e possível ainda haver pessoas que a unica coisa que sabem fazer e perseguir os bombeiros sendo eles uns meros cidadãos, o que e que interessa se eles foram policias ou não quem pôs em causa a segurança foi a pessoa que segue uma ambulância em emergência para para depois vir dizer se devia ir o não em emergência que eu saiba que decide isso e o codu.
este senhor devia ir preso por ser tão burro!!!!!
e se ele esta reformado devia era estar em casa a ver televisão e não andar a fazer asneiras.

cumprimentos

« Última modificação: 24 de Junho de 2010, 13:53:29 por carlos » Denunciar ao Moderador   Registado
ladder-49
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2010, 15:56:48 »

Caros amigos:

Isso e apenas um pequeno exemplo que relata que os civis nao sabes ocupar o seu lugar em situações de emergência, é algo que realmente irrita os bombeiros no teatro de operações. Isso pode observar-se  no dia-à-dia. Não é só no caso das ambulancias mas sim em todas as actividades realizadas por nós bombeiros...

O que realmente devemos fazer? Ignorar?

Comprimentos, 
carlos
estagiario
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2010, 16:10:26 »

caro colega

eu sei que e difícil às vezes lidar com pessoas que não tem formação na área mas acham que tem ser feitas as coisas a maneira deles.

as pessoas tem uma mentalidade muito reduzida porque ainda acham que e chegar ao local e carregar as vitimas e nos por-mos a andar.
será difícil perceber que os primeiros cuidados de saúde podem salvar vidas, carregar as vitimas e ir a correr para o hospital era do tempo do meu bisavô.

mas e a vida temos de saber ouvir e ficar calados, ignorar é a melhor forma de reagir.

cumprimentos 
Páginas: [1]
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: