A tudo o que foi dito eu apenas acrescento algumas achegas, 1º o "Suposto agente da aurotidade" tem de se identificar, bater continência "sim caso não saibas temos direitos de sargento perante a GNR, e como tal o direito a continência". De seguida deixa-lo falar o que ele tiver para dizer e tal como disse o R.Almeida, indicar-lhe que apenas cumprimos ordens superiores e que deve solicitar esclarecimentos ao Comando do CB, a isso e caso a coisa fique mesmo "azeda", solicitar a identificação completa, no caso de GNR "Nome, Patente, Numero de Identificação Militar, e Destacamento onde se encontra em serviço), na maioria dos casos Sub-Descatamento, caso seja PSP: Nome, Posto, numero de identificação, e esquadra onde se encontra destacado. Por lei são obrigados a fornecer esta informação.
Mais do que isto além de como obvio dar conhecimento ao Comando do teu CB, solicitar junto do hospital um comprovatido de que o transportado era um doente urgente. Assim ficas salvaguardado, pois só podes utilizar legalmente a sinalização de marcha de urgência em casos urgentes.
Nunca discutas com a autoridade, se for uma urgência e te quizerem complicar muito, limita-te a dizer que as consequências pelo tempo que estás a perder "caso seja durante o transporte", poderão ser imputadas ao agente. e anota a hora a que foste interpelado e a hora a que retomas-te a marcha.
As autoridades raramente querem complicar a vida aos bombeiros, ainda por cima numa emergência.... É uma responsabilidade muito grande.
Posso dizer-te que já fiz varios transportes de doentes urgentes acompanhado da autoridade, que fui tratado cordialmente e tratei cordialmente de volta, nunca tive chatice alguma, até cheguei a ter ajuda da autoridade nalgumas situações.
Esse dito "agente", provavelmente é um paranoico qualquer sem importancia. Deste conhecimento ao Comando do teu CB, fizeste muito bem, passas-te a bola, agora deixa rolar.
P.S. Cumpre a lei e nunca te esqueças que a marcha de emergência não faz o carro ter asas, "super-travões", direito de desrespeitar todas as normas de transito e colocar em perigo a vida de terceiros, nem tão pouco ficar "superior à lei".
Resta-me desejar-te uma continuação de bom trabalho, e boa condução... Com calma... Pois mais vale um minuto de atrazo do que nunca chegar... Os "herois" já estão todos juntos.... a tomar café no outro mundo!