Fórum portal Bombeiros.pt
09 de Setembro de 2010, 13:07:06 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Dê voz às suas ideias...

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: 1 2 [3] 4
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: 275 horas quem cumpriu, quem passou ao quadro de reserva!  (Lida 1794 vezes)
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #30 em: 09 de Março de 2010, 20:40:15 »

Boa noite.
    Não contava cá postar tão cedo, mas ao posso deixar de fazer um reparo! Agora o RNBP tem importação dos dados apartir de ficheiro, que por sinal até inclui mais informação do que a que era pedida na "versão" anterior do RNBP. Esta "nova versão" vem de encontro aquilo que por cá chegou a ser escrito sobre a possibilidade de crusamento de dados, entre o RNBP e outras bases de dados.
    Estou em crer que foi mera coincidência de datas! E assim quero acreditar.

Cordiais  Cumprimentos
Denunciar ao Moderador   Registado

Cumprir para além do Dever.
Chefe_Curral_Moinas
Chefes
*

Ver Perfil
« Responder #31 em: 09 de Março de 2010, 23:21:19 »

Oh meu amigo santos,
Tu nao vês que o pessoal do RNBP tambem le o forum de "Curral de Moinas" para se actualizarem...
Por isso é que eu estranhei aquele ficheiro... importação de dados...
Oh santos que deus nos ajude... porque cada vez vamso ficar pior... curza e cruza e cruza e no fim vão descruzar e prologar os dias... Grin

Um abraço
aqui do Chefe de Curral de Moinas

Abraço,
Do vosso sempre querido
Chefe de Curral de Moinas
Zé Bombeirale & Afins
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #32 em: 10 de Março de 2010, 20:58:35 »

Oh chefe, chefe!
Eu não quero ser mauzinho, mas falando a verdadinha..... Tem uma certa piada que nenhuma das duas produtoras de software para Bombeiros em Portugal tenham tornado as suas aplicações compativeis com a exportação .csv do RNBP.

Será que deverei eu publicar aqui o codigo fonte de uma forma de o fazer? Ou isso seria "meter demasiado nojo" aos "bacanos" do RNBP?

Se eles cá vêem ler, é bom sinal! Pode ser que aprendam alguma coisa! Wink

Isso do cruza e descruza, tem de acabar! Existem meios, existem recursos, chefe sejamos realistas.... Analizemos as coisas de um ponto de vista tecnico:
            Colocar o formato .csv deve prender-se ou com retrocompatibilidades ou com a tentativa fracassada de criar dificuldades, uma vez que o formato de "transferencia" de dados entre bases de dados aceite neste momento como um standard é o XML.
O crusamento de dados não só é possivel como é rapido, e agora até pode ser eficiente! Mais se não têem programadores competentes que venham cá que a gente "arranja" Wink

Aquele abraço

Bernardino
estagiario
*

Azul

Ver Perfil
« Responder #33 em: 11 de Março de 2010, 13:14:09 »

Boas tardes:
Peço desculpa a minha ignorância, mas ainda não consegui perceber que dados se deveriam cruzar na opinião de alguns membros.
Um exemplo, um bombeiro pode faz 12 horas de piquete, com a graça de todos os santos, até nem sai do quartel, preenche, ele ou o chefe dele, a folha diária, que á posterior alguém lança na base de dados do RNBP e fim de historia, não percebi onde pode haver cruzamento de dados.
Um abraço.

Montanelas
antoniopocsantos
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #34 em: 11 de Março de 2010, 17:53:09 »

Boa tarde

Meu caro,  o que os colegas tentam explicar e eu passo a explicar em mais detalhe é o seguinte: Agora existem codigos proprios para lançamento dos dados no RNBP. Códigos para piquetes também. Caso o meu caro não saiba, cabe aos Sr. Comandantes, fazerem chegar aos respectivos CDOS, copia das Escalas de Piquete e Ordens de Serviço. A informação das ocorrências é transmitida em tempo "real", via radio, para os CDOS, onde é registada em suporte informático e posteriormente validada, com base nos relatórios de ocorrência. As ocorrências têm Código definido pela ANPC, que corresponde ao tipo de Ocorrencia. Agora com o RNBP foram criados tipos adicionais referentes a piquetes, formações, instruções, etc...
Como tal o cruzamento de dados entre o RNBP e as bases de dados dos respectivos CDOS tornou-se uma tarefa "trivial".

Espero ter sido esclarecedor

Cumprimentos
« Última modificação: 11 de Março de 2010, 20:04:15 por antoniopocsantos » Denunciar ao Moderador   Registado
antoniopocsantos
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #35 em: 12 de Março de 2010, 11:32:19 »

Um link que julgo esclarecer muitas duvidas sobre as questões das 275 horas.

http://www.proteccaocivil.pt/Legislacao/Documents/Bombeiros/Nota%20Explicativa%20DNB%2001_2010%20-%20Incumprimento%20do%20Servi%C3%A7o%20Operacional.pdf

Recomenda-se a leitura atenta.

Cumprimentos.
Bernardino
estagiario
*

Azul

Ver Perfil
« Responder #36 em: 12 de Março de 2010, 16:40:28 »

Boa tarde, desde já agradeço a sua disponibilidade na resposta, mas parece-me haver um desfasamento nos procedimentos entre distritos, aqui não há transmissão via rádio, dá-se a saída via telefone e fecha-se o serviço via telefone não se menciona o numero dos membros envolvidos, quanto ao relatório de ocorrências muitos serviços não o é exigido, quanto ás escalas de piquetes não quer dizer por um bombeiro estar integrado numa equipa não possa trocar o serviço ou mesmo efectuar reforços noutras equipas, peço desculpa por estar a fazer de advogado do diabo, mas parece-me que o sistema de cruzamento de dados, para já ainda é muito embrionário e com muitas lacunas e labirintos para se cruzar dados com segurança, por isso mais vale apelar á boa vontade dos responsáveis para levar isto da maneira mais seria possível. É a minha opinião que a coisa não é assim tão trivial. Um abraço.

Montanelas
antoniopocsantos
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #37 em: 12 de Março de 2010, 18:51:07 »

Boa tarde,
Respeito a sua opinião, concordo que na posse de todos os dados de todos os distritos, mas dos que tenho conhecimento na comunicação ao CDOS, seja ela telefonica, via radio, ou outras formas, é comunicado o codigo de ocorrência, e o numero total de elementos por viatura, bem como a viatura.
Os relatórios das ocorrências que até ao momento exigem relatório são enviados dentro do prazo estipulado, das que não têem consequentemente não são sequer feitos, suponho eu.
O crusamento de dados é possivel ainda que dentro de certas restrições. Como disse ainda está numa faze embrionária, eu diria antes "a evoluir rapidamente", uma vez que estes são os primeiros passos, para um cruzamento de dados mais abrangente.
Justifico a minha opinião sobre o cruzamento de dados e a relevancia dele, com base nos estudos realizados sobre DataMining, Redes Neuronais e Estatistica. Assim tendo em conta a existência desta tecnologia os cruzamentos de dados tornam-se "possiveis, respeitando os principios de duvida razoavel", podendo em alguns casos nem sequer haver lugar a duvida razoavel sendo mesmo necessário a apresentação de dados concretos para que seja desfeita uma eventual duvida levantada, isto ainda sem desrespeitar os principios de presunção de inocência).

Eu não quero acreditar que existam, ou passam existir falsidades, nos dados constantes no RNBP, mas a ser esse o caso, sou totalmente a favor que a mesma seja detectada e se provada intencional seja exemplarmente punida, para que não restem duvidas de que se trabalha para uma causa credivel, e os Bombeiros são Profissionais e não um bando de "burros".

Eu não sou de apelar à boa vontade de ninguém, eu sou mais de se fazerem as coisas de forma transparente, e se estar disposto a "pagar o preço que isso exija", pois caso não se esteja disposto a tal, mais vale estar quietinho no lugar, e deixar em paz as pessoas.
Não obstante achei interessante o seu ponto de vista, e têlo-ei em consideração em pensamentos futuros.

Cumprimentos.

P.S. Abaixo ficam as definições de alguns termos tecnicos utilizados no post bem como indicações sobre onde consultei e pode ser consultada informação.

Datamining: Prospecção de dados (também conhecida pelo termo inglês data mining) é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.

Redes Neurais: Redes neuronais  (mais propriamente, redes neuronais artificiais) são sistemas computacionais estruturados numa aproximação à computação baseada em ligações. Nós simples (ou neurões, neurônios, processadores ou unidades) são interligados para formar uma rede de nós - daí o termo rede neuronal. Exmplo de utilização: previsão de séries temporais, reconhecimento de padrões.

Fontes consultadas: Google, documentação do mestrado em Ciência da Computação)
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #38 em: 19 de Março de 2010, 16:37:56 »

Bem parece que é desta que o RNBP vai começar a funcionar. Wink

Segundo me chegou ao conhecimento recentemente, vai efectivamente haver a famosa exportação de dados, apartir dos 2 maiores programas para bombeiros comercializados em Portugal. Wink "Finalmente".

Cumprimentos

Chefe_Curral_Moinas
Chefes
*

Ver Perfil
« Responder #39 em: 19 de Março de 2010, 16:44:02 »

Olá
Em curral de moinas nós escrevemos os serviços me papel amarelo...
O telefonista usa um lapis na orelha...

E funciona an perfeição...
Cada dia faz uma exportação de serviços...

Esta na hora da mudança eu como um dos RNBP concordo assim nao tenho muito trabalho em inserir os serviços do pessoal de curral de moinas....

E ja agora quem cumpriu com o serviço operacional sem batota...?

http://www.proteccaocivil.pt/Legislacao/Documents/Bombeiros/Nota%20Explicativa%20DNB%2001_2010%20-%20Incumprimento%20do%20Servi%C3%A7o%20Operacional.pdf

A já me esquecia..onde anda o CODIS de Curral de Moinas... Hein Grin Grin
Abraço

Do vosso sempre querido

Zé bombeirale & Afins

Abraço,
Do vosso sempre querido
Zé Bombeirale & Afins
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #40 em: 19 de Março de 2010, 21:42:41 »

Boa noite Chefe,

Depois de ler atentamente o documento pelo chefe indicado deu para concluir algumas coisas.
 - Então quem passou ao quadro de reserva por incumprimento por facto que não lhe possa ser directamente imputado, tem as costas "livres". O que no meu livre pensar é injusto para com quem as cumpriu, pois ficam em igualdade de situação.
 - Mais tenho a acrescentar que a ser levado em consideração todos os pontos no documento, existem 2 pontos que se contradizem de forma clara,  o Nº 9 e o Nº 10. Convinhamos que só vai para bombeiro quem quer, e quem pode, quem não quer não é obrigado.
 - Quem só quer ser bombeiro para beneficiar das "regalias" a que os voluntários têm, pode muito bem enfiar as regalias no ... e ir pastar a bezerra para outra banda.
 - Esta DNB deixa uma coisa caricata em aberto.... O que se faz com os "Bombeiros" que são funcionários das Ass. de Bombeiros, mas como voluntários não fazem "boi" ??

Chefe é desta que vamos "parar à capa do SOL"

Nosso CODIS tenha a bondade de dar pra cá o seu contributo, que à muito não nos falamos Wink

Cumprimentos a todos

codis
Bombeiro de 1ª
*

Ver Perfil
« Responder #41 em: 19 de Março de 2010, 23:33:42 »

Muito gostam vocês de me puxar pela língua...

Sou-vos sincero, sinto-me cansado de falar destes assuntos e esta DNB é mais uma adaptada à moda do freguês, ou seja, a portaria 571/2008 obriga os bombeiros a cumprir, depois vem uma senhora dizer que se não se cumprir há formas de contornar o problema...

As leis que regem actualmente os bombeiros, digamos que são tipo quando íamos ao minimercado antigamente comprar mercearia avulso... Nessas alturas por não haver dinheiro, hoje as leis-avulso por incompetência pura.
Como sabem já tive oportunidade de dizer em outras alturas, que muita gente não sabe verdadeiramente o significado da palavra voluntário, ter de cumprir obrigatoriamente com 275 horas de serviço não é ser voluntário, chamem-lhe antes pseudo-voluntários.

O RNBP veio na minha opinião organizar melhor os recursos humanos dos corpos de bombeiros, ao mesmo tempo, passar um atestado de incompetência aos comandos distritais e locais.
Tenho conhecimento, que existem diversos bombeiros que pelas mais razões abstractas não cumpriram com o tempo mínimo de 275 horas, no entanto permanecem no quadro activo, e permanecem porque caso contrário fragilizavam e muito a estrutura interna do corpo de bombeiros.

Afinal de contas, onde andam as inspecções aos corpos de bombeiros que fazem planos de formação, mas que continuamente ninguém aparece, onde andam as inspecções que controlam a efectividade das horas operacionais, onde anda a ANPC que continuadamente apoia actos corruptivos (tenho provas).. Gostava de os ver no terreno, porque estar em Carnaxide sentado com o rabo na cadeira, também eu estava.

Com os melhores cumprimentos,

Codis de Curral de Moinas
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #42 em: 20 de Março de 2010, 22:41:36 »

Não é uma questão de fazer o nosso Codis puxar pela lingua... É uma questão se me anter aberto o debate sobre uma "verdade inconveniente".

De facto e voltando ao ponto anterior eu voltei a ler a DNB e conclui que foi feita "avulso", num monte de leis avulsas, produto de uma legislatura incompentente, de um legislador mediocre, que na sua mediocridade aparenta ser apenas um "pau mandado", de estuto "mandator" (passo a expressão do latim).

Mas é melhor não escrever cá mais... ou ainda vem pra cá qualquer "doutor", falar daquilo que não sabe, e com sua "eloquencia", enganar quem lê.

Sabe Codis, em Curral de Moinas, penso eu que para se ser doutor, seja preciso estudar, e para se falar de algo, seja preciso saber da matéria, pena que em "terras de sua "Engenharia Socratiana", se mande sem saber, se façam leis sem competência, e se formem "engenheiros", no "micro-ondas". A exemplo o por explicar curso do "Eng." José "Trocas-te". Wink (Citanto o contra-informação).

Bem como para a capa do SOL nem eu nem o chefe vamos a tempo, talvez cheguemos "de capa de chuva", para não apanhar-mos gripe Wink

Cumprimentos

Chefe_Curral_Moinas
Chefes
*

Ver Perfil
« Responder #43 em: 21 de Março de 2010, 22:53:42 »

Olá
Caros Colegas
Em Curral de Moinas tudo foi feito as claras e eu proprio comuniquei ao Codis como estavamos a fazer...
Oh Sr Codis Confirma o cumprimeto das horas no meu CB?

O meu cb de ve ser de outro tempo, cumprimos as horas e quem nao cumpriu "temos pena" foram ao quadro de reserva... Os senhores da DNB ainda tentaram dar a volta ao texto ao prolongar as datas para 18 de fevereiro... mesmo assim nao resultou...

Meus caros amigos com capa ou sem capa quando eu nao for capaz de cumprir as horas vou-me embora dos bombeiros porque em Curral de Moinas aprendemos uma coisa a "Honra e Dedicação"

Do vosso sempre querido

Zé bombeirale & Afins
« Última modificação: 25 de Março de 2010, 20:48:52 por Chefe_Curral_Moinas » Denunciar ao Moderador   Registado

Abraço,
Do vosso sempre querido
Zé Bombeirale & Afins
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #44 em: 21 de Março de 2010, 23:05:55 »

O meu cb de ve ser de outro tempo, cumprimos as horas e quem nao cumpriu "temos pena" foram ao quadro de reserva... Ainda tentaram dar a volta ao texto ao prolongar as datas para 18 de fevereiro...

Meus caros amigos com capa ou sem capa quando eu nao for capaz de cumprir as horas vou-me embora dos bmbeiros porque em curral de moinas aprendemos uma coisa a "Honra e dedicação"

Eu proprio não teria escrito melhor Wink Sem duvida tem de ser assim chefe, quem pode, pode, quem não pode, não "empata".

Cumprimentos

P.S. Sem capa mas com SOL Wink

Páginas: 1 2 [3] 4
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: