Fórum portal Bombeiros.pt
09 de Setembro de 2010, 13:23:42 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Dê voz às suas ideias...

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Gestão dos meios operacionais no terreno  (Lida 3817 vezes)
Luís Ferreira
Bombeiro de 3ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #45 em: 05 de Janeiro de 2010, 19:10:25 »

Caros colegas,

Se muitas vezes não fossem as sandes k levo para os incêndios bem que morria á fome...

No fogo de Mangualde andei lá desde as 15h até ás 00h30min e depois disto tive de ir jantar a casa... Pior ainda foi ter de ir para casa a pé pois desloquei-me para o fogo á boleia fiz cerca de 5 km a essa hora apenas com o almoço... enquanto que os outros colegas foram ao restaurante, disse ao meu segundo comandante que tinha ido para o incêndio pelos meus próprios meios e que prescisava de boleia para o restaurante, a resposta dele vê lá se arranjar forma de lá ir ter pois os carros que aqui estão têm a tripulação completa, pior do que isto é saber que ele foi para o restaurante sosinho no VETA que só por acaso tem 5 lugares.

Mas tudo bem... andar a pé até é saudável  e percorrer 5 km depois de 9h30 min num incêndio não é nada que não se faça com uma perna as costas.

Isto é a realidade do que acontece no terreno.

Cps;

Luís Ferreira
Denunciar ao Moderador   Registado
R_Almeida
Bombeiro de 1ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #46 em: 06 de Janeiro de 2010, 19:05:19 »

Pior ainda foi ter de ir para casa a pé pois desloquei-me para o fogo á boleia ...

À boleia? Há coisas que realmente não se percebem.
Chefe_Curral_Moinas
Chefes
*

Ver Perfil
« Responder #47 em: 07 de Janeiro de 2010, 08:31:20 »

Bom dia

Em curral das Boinas temos sempre umas carroças para dar boleia... e tambem temos umas picotas para ir apagar fogo... Grin

Isto é Portugal no seu melhor...

Estou a pensar escrever um livro "OsS bombeiros andam sempre à boleia"

Abraço

do vosso sempre querido
Chefe de Curral de Moinas

Zé bombeirale &e Afins
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2010, 09:43:17 por Chefe_Curral_Moinas » Denunciar ao Moderador   Registado

Abraço,
Do vosso sempre querido
Zé Bombeirale & Afins
Luís Ferreira
Bombeiro de 3ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #48 em: 07 de Janeiro de 2010, 09:41:15 »

Pior ainda foi ter de ir para casa a pé pois desloquei-me para o fogo á boleia ...

À boleia? Há coisas que realmente não se percebem.

Sim, fui num carro de um individuo (carro particular) que se deslocava para lá, uma vez no fogo juntei-me ao carro dos bombeiros de lamego que foi o primeiro que encontrei onde andei até ao final no incêndio.
Luís Ferreira
Bombeiro de 3ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #49 em: 07 de Janeiro de 2010, 09:46:39 »

Estou a pensar escrever um Livro "OS bombeiros andam sempre à boleia"

Caro colega Chefe de Curral de Moinas,

Estou certo que esse livro será um autêntico sucesso e que terá grande futuro como escritor,
comesse já é a pensar publicar uma segunda edição pois a primeira vai esgotar muito rapidamente.

Cps

Luís Ferreira
R_Almeida
Bombeiro de 1ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #50 em: 09 de Janeiro de 2010, 19:00:10 »

Sim, fui num carro de um individuo (carro particular) que se deslocava para lá, uma vez no fogo juntei-me ao carro dos bombeiros de lamego que foi o primeiro que encontrei onde andei até ao final no incêndio.

Eu estou estupefacto com isto. E Lamego é por acaso o seu CB ? ?
MEu caro, ninguém deve sair do quartel (pelos vistos também não saíu do quartel) sem ser integrado numa equipa, devidamente equipado e num veículo para a missaão a desempenhar.

Párem de andar a brincar aos bombeiros.
Sergio Cipriano
Administrator
Sub-Chefe

Quando recuo, é para tomar balanço...

scipriano@bombeiros.pt
Ver Perfil WWW E-mail
« Responder #51 em: 09 de Janeiro de 2010, 22:28:04 »

Nada de novo para mim situações como esta, no entanto, há coisas muito mais graves acontecer nos corpos de bombeiros, infelizmente... Que saudades tenho eu dos tempos em que havia pouca formação mas havia disciplina, dos tempos que não havia equipamento mas havia união, dos tempos que não havia gente com tanta "cultura" mas havia respeito, etc...

Enfim, é a decadência que nos espera, se não houver um esforço em tentar acompanhar a incontornável evolução. É preciso incutir um espírito diferente do voluntariado, a motivação e a disciplina é neste momento um factor primordial para inverter o declínio em que nos encontramos, mas isso apenas é possível com uma liderança forte.

Um abraço,

Sérgio Cipriano
Administrador - Bombeiros.pt
E-Mail: scipriano@bombeiros.pt
Fénix
estagiario
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #52 em: 10 de Janeiro de 2010, 12:52:55 »

Que saudades tenho eu dos tempos em que havia pouca formação mas havia disciplina, dos tempos que não havia equipamento mas havia união, dos tempos que não havia gente com tanta "cultura" mas havia respeito, etc...

Palavras sábias, muita gente actualmente se insurgem contra os velhinhos, mas na altura a o trabalho era mais árduo, e não existia a bagunça que existe actualmente.

ladder-49
estagiario
*

Ver Perfil
« Responder #53 em: 11 de Janeiro de 2010, 20:33:44 »

Caros amigos:

Na minha opinião a falte de coordenação e isso tanho reparado que tem vindo a aumentar com o passar dos anos...
Algo que não concordo é estar a comandar as operações que não seja do conselho, porque quem é da area em questão tem mais conhecimento no terreno.

Comprimentos
                                                                       Ladder-49
Luís Ferreira
Bombeiro de 3ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #54 em: 12 de Janeiro de 2010, 15:38:27 »

MEu caro, ninguém deve sair do quartel (pelos vistos também não saíu do quartel) sem ser integrado numa equipa, devidamente equipado e num veículo para a missaão a desempenhar.

Párem de andar a brincar aos bombeiros.

Caro colega R_almeida,

O incêncio em questão consumiu cerca de 900ha terrenos dos meus pais, dos meus tios, dos meus amigos, ficaram completamente reduzidos a cinzas, se fosse consigo cruzaria os braços ao ver o fogo avançar ??

Cps

LF
R_Almeida
Bombeiro de 1ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #55 em: 15 de Janeiro de 2010, 16:46:31 »

Na minha opinião a falte de coordenação e isso tanho reparado que tem vindo a aumentar com o passar dos anos...
Algo que não concordo é estar a comandar as operações que não seja do conselho, porque quem é da area em questão tem mais conhecimento no terreno.
Isso não tem nada haver. Até porque uma ocorrência de dimensões significativas não é comandado por uma única pessoa.
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #56 em: 22 de Março de 2010, 20:05:23 »

Meus caros,

Uma coisa é verdade, a falta de coordenação é "desmesurada", seja em que T.O. for.
1º Cabe às autoridades manter os civis fora da zona de sinistro, por isso neste caso começa logo por aí a falha.
2º É obrigação moral de qualquer pessoa perante uma ocorrência prestar auxilio, claro que de forma coordenada, não é andar a fazer "turismo de ocorrencia", pois um problema chega, 2 problemas é demais.
3º Mesmo não sendo do corpo de bombeiros que estava no T.O. uma vez que a propriedade afectada lhe pertencia ou era pretença de familiares ou amigos, claro que faz parte da boa educação e principios tentar ajudar, de forma ordenada.

Quem diz que muitas vezes a "mãozinha" dos civis não faz falta está por certo equivocado, ou nunca teve um civil a levar-lhe àgua para beber, durante um incêndio?

Eu passei por situação semelhante à alguns anos, num outro T.O. e nem sequer me precisei de identificar, pois não havia bombeiros naquela frente. As coisas foram decididas e feitas pelo povo, e um elemento da Guarda Florestal, até à chegada dos bombeiros. Claro que com a chegada dos bombeiros, a "bronca" passou a ser responsabilidade deles, a gente faz o que o COS quer. Posso dizer que quando chegaram só fizeram o rescaldo, porque o fogo, já a gente lhe tinha "ensinado o padre-nosso" e dado a "extrema unção".

Num país em que as coisas são como são, não são necessários muitos comentários.

Curral de Moinas é uma excepção, a excepção que confirma a regra. Estamos num país em que apenas somos mestres no "desenrascanço", em que se valoriza a incompetência, e se dá mérito à estupidêz!

Cumprimentos

Cumprir para além do Dever.
Chefe_Curral_Moinas
Chefes
*

Ver Perfil
« Responder #57 em: 22 de Março de 2010, 23:32:23 »

Oh Amigo asantos...
Claro que em Curral de moinas as coisas são bem diferentes. Mas uma coisa vos vou contar...
Este ano se o verão for quente meus amigos, preparem-se para a guerra porque esta vai ser muito violenta...

Vamos ver o que vai dar depois estamos aqui para parlamentar, um bocado acerca dos meios no terreno...
Nem Gips nem canarinhos nem bombeiros....
Ninguem se vai salvar...

Não limpem os matos, não façam acessos depois grite por Socorro vejo é tudo muito calmo para o meu gosto e eu ando ai sempre no vosso meio... enfarruscado, a cheirar mal... mas sempre com um sorriso nos labios porque o nosso lema é defender portugal...

Abraço

do vosso sempre querido

Zé bombeirale &e Afins

Abraço,
Do vosso sempre querido
Zé Bombeirale & Afins
asantos
Administrator
Chefes

Ver Perfil
« Responder #58 em: 23 de Março de 2010, 18:22:27 »

Oh chefe,

GIPS vamos nós vê-los... de JIPE, das varias marcas, e claro os ultimos modelos. Bombeiros.... Por este andar "não vão existir" com isto do recenciamento vai ser cá uma "limpeza", uma tão necessária limpeza!

Acessos? Oh chefe está a brincar comigo?? Sabe muito bem que construir acessos dá trabalho, custa dinheiro, e os "manda-chuva" têem mais o que fazer.... isso dos acessos quando vierem os novos "Bombeiros-Doutor" saidinhos da faculdade, irão discutir amplamente esse tema! Enquanto isso, esqueça os acessos.

Canarinhos? Onde? A pastar a bezerra num Heli, à custa do "Zé povinho".... Pois exactamente desses vamos ver! Wink

Oh chefe.... Se isto ainda fosse como dantes... Mas não é! Triste

Felizmente ainda existe Curral de Moinas, ou tava tudo F....

Abraço

Cumprir para além do Dever.
Luís Ferreira
Bombeiro de 3ª
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #59 em: 23 de Junho de 2010, 20:49:14 »

Caros colegas,

Depois de mais um início de época de fogos florestais estes chegam por fim ao meu conselho, como é o caso hoje mesmo.
Quero deixar-vos aqui um exemplo de mais uma situação lamentável e volto a dize-lo, lamentável, que se passou comigo hoje mesmo.
  A adjunto de comando do meu CB ordenou-me uma vez que eu lhe disse k estava disponível para ir para o incêndio que me fardasse e aguardasse na secção para ir para o incêndio, até aqui tudo bem, mas depois de eu estar á cerca de 2 horas na secção o comantante diz-me: "pegue o seu carro e dirija-se até ao local que lá alguém lhe diz para onde vai." Agora eu questiono-me, mas o que é isto  Hein Nao basta o facto de ir voluntário ainda tenho k ir com o meu carro? Um dia destes ainda arranja uns atrelados com uns reservatórios e uns lances de mangueira uma agulhetae está feito nao vai ser necessário sairem os carros do quartel, vai ser só lucro... resumindo peguei no carro e fui mas é para casa.
  Só para quem ainda tem dúvidas de como as coisas funcionam por aki anda um piquete do meu CB com 1bombeiro de 3ª classe (motorista/chefe de piquete) e 2 estagiários ambos com 18 anos cujo um deles entrou para os bombeiros á 2 ou 3 meses no referido incêndio.

Mas o que é isto???

Cumprimentos,

Luís Ferreira
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: